quinta-feira, 30 de junho de 2011

QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO DE 2011

Familiares e amigos festejam os 72 anos de Fernando Gomes

Eleitores fiéis, uma legião de amigos e um estilo diferente quando prefeito de Itabuna. Falamos de Fernando Gomes, o aniversariante do dia. Com a política no sangue foi prefeito e deputado federal. Atualmente, morando em Vitoria da Conquista, diz que abandonou a política, mas muitos acham que FG ainda volta a disputar um cargo político.
Fernando Gomes tem dois extremos, quando governou Itabuna. Fez uma primorosa administração no primeiro governo e a pior no último mandato. Mas num detalhe todos concordam: quando determinava alguma coisa, funcionava. Caso contrário, um grito ou um soco na mesa fazia a diferença.
Fernando Gomes Oliveira nasceu a 30 de junho de 1939 em Itabuna. Começou sua carreira política em 1973, aos 27 anos, quando foi convidado pelo então prefeito, José Oduque Teixeira, para assumir o cargo de Secretário Municipal de Administração. O carisma político logo faria de Fernando um recordista de mandatos legislativos na história do município.
Em 1977 exerceu seu primeiro mandato como Prefeito de Itabuna até 1982. Em 1983, foi eleito Deputado Federal assumindo seu primeiro mandato como parlamentar. Em 1987 foi reeleito Deputado Federal, cumprindo o mandato até 1988, quando foi novamente eleito Prefeito de Itabuna, assumindo o cargo em 1989 até 1992. Ainda assim, o incansável político não iria parar por aí, eleito Deputado Federal pela terceira vez em 1995 e, Prefeito de Itabuna, também pela terceira vez, em 1997.
Em suas administrações como prefeito, realizou obras importantes para o município como a construção do "Ginásio de Esportes Fernandão - Vila Olímpica", IMEAM , viadutos, grupos escolares, Usina Asfáltica de Itabuna, Maternidade da Mãe Pobre, Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, bem como obras de saneamento, programas sociais na área de educação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário