terça-feira, 14 de junho de 2011

PRF de Itabuna lança Campanha de Doação de Sangue

terça-feira, 14 de junho de 2011 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará lançando na próxima quinta-feira (16), às 10horas, na sede da Delegacia da PRF, na BR 101 do Km 503, em Itabuna,  a Campanha de Doação de Sangue para a Santa Casa da Misericórdia da cidade. A partir desta data, os voluntários devem se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa para fazer a doação. A campanha segue até o dia 30 deste mês,
De acordo com o chefe da 5ª Delegacia, inspetor Marcus Vinícius, em épocas de grandes festas populares, geralmente, ocorre uma necessidade maior de transfusão de sangue. Esse período é também marcado pelo acréscimo considerável no número de acidentes e pela grande evasão de pessoas por conta das festas e recesso escolar. 
Além dos acidentes de trânsito, o risco de queimaduras aumenta consideravelmente no São João por conta das festas juninas, época em que as pessoas costumam soltar fogos. Por isso, a PRF considera o período junino um dos mais críticos para os hemocentros da Bahia que tem seu estoque do banco de sangue reduzido em cerca de 50%.
Segundo o inspetor, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da doação de sangue e manter o estoque nos hemocentros, principalmente neste período festivo,quando grande parte da população se desloca para o interior do Estado, aumentando os riscos de se envolver em acidentes. “Estamos em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para arrecadarmos bolsas de sangue nesse período. Doar sangue é simples, rápido e não há risco”, enfatiza.
Dentre os requisitos dos doadores:
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Peso acima de 50 kg;
  • Se homem,e ter doado sangue há mais de 60 dias;
  • Se mulher, ter doado há mais de 90 dias;
  • Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas que antecedem a doação.
  • Não ser diabético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário