sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escorpiões invadem residências e preocupam moradores de Itabuna

sexta-feira, 17 de junho de 2011


Moradores do bairro Jaçanã em Itabuna (a 433 km de Salvador) estão preocupados com o aparecimento de escorpiões em suas residências. Na Rua Isauto Pinho Lima, por exemplo, acreditam haver um foco desses animais.
Por precaução, a técnica em enfermagem Geisa Oliveira, 32, diz que sempre sacode sapatos e meias antes de calçá- -los, assim como lençóis e travesseiros antes de deitar. “A gente os tem encontrado em toda a vizinhança”, enfatiza.
Paulo Eugênio Mendes, 54, presidente da associação de moradores, diz que o aparecimento dos perigosos animais tem se intensificado de uns dois anos para cá. “Uma criança já foi picada e levada ao hospital, onde foi medicada, mas, graças a Deus, não houve nada de grave”, conta.
Mas nem todos parecem preocupados. José Francisco de Araújo, 60, carpinteiro, na terça-feira, capturou três escorpiões no quintal: “Desde que mudei para cá, há 11 anos, eles existem e sempre aparecem”, relatou, manuseando um sem sequer usar luvas.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna, Sônia Lopo, diz que, há 30 dias, moradores pediram para averiguar um possível foco. Mas os técnicos não encontraram animal algum, colocando inseticida na área externa do condomínio.
Riscos - A bióloga Katiucia de Souza não é especialista em escorpião, mas diz que, aparentemente, a espécie encontrada é Tityus serrulatus, responsável pelos acidentes mais graves ocorridos no País.
Ela lembra que se trata de animal peçonhento, com ferrão na extremidade da cauda contendo veneno. A picada pode matar s

Nenhum comentário:

Postar um comentário