quinta-feira, 9 de junho de 2011

Azevedo manda demolir o Auditório Zélia Lessa

quinta feira ,9 de junho de 2011

Mais um equipamento cultural de Itabuna é demolido. A marreta implacável da prefeitura desta vez levou o Auditório Zélia Lessa ao chão.
Na década de 80, o Auditório Zélia Lessa foi palco de muitos espetáculos, oficinas de teatro dentre outras atividades.

Nomes famosos do cenário cultural baiano passaram por lá. Mário Gusmão, Jackson Costa,Jurema Penna, o grupo de arte Macuco, a banda Energia Azul, Carlos Betão, Alba Cristina, Eva Lima, e a professora que leva o nome do espaço, Zélia Lessa, com a sua Associação Coral Cantores de Orfeu, que encantou os itabunenses naquele espaço por muito tempo.
Há seis anos atrás, um grupo de artistas encabeçado pela atriz e produtora Eva Lima e pelo produtor cultural Ari Rodrigues, levou um ofício ao então secretário de Educação do Município, solicitando a devolução do Auditório Zélia Lessa aos artistas de Itabuna. Na época, a justificativa da prefeitura era que o espaço estava cedido ao Conselho Tutelar em regime de comodato, não podendo assim atender aos apelos da classe.
Recentemente, há exatamente duas semana atrás, nós tomamos conhecimento de que o Conselho Tutelar já não ocupava mais o Auditório. Num encontro casual, durante o evento do Pensar Cacau, a atriz Eva Lima e o ator Jaffet Ornellas, conversaram com a Secretária de Assistencia Social Marina Silva, sobre a possibilidade de agora que o Conselho Tutelar já  não ocupava mais o Auditório, que ele voltasse para os artistas, sob o comando da secretaria, e com uma diretoria eleita para administrar o espaço. A secretária foi receptiva, e marcou uma reunião para discutir o assunto. Eva Lima tentou por três vezes sem sucesso agendar a reunião.
Na tarde de hoje (8 de junho) a atriz Eva Lima recebeu um telefonema informando que a Secretaria Marina Silva estava supervisionando pessoalmente a demolição do auditório que daria lugar ao anexo do Centro Profissionalizante de Itabuna, onde seria implantada uma oficina de costura.
Os artistas indignados, estão se mobilizando, e convocando a sociedade, em especial, as pessoas que vivenciaram na década de 80, a história do Auditório Zélia Lessa, para comparecerem às 17:30 de hoje (8 de junho, quarta-feira) na frente do espaço, para que seja feita uma manifestação em repúdio a ação da prefeitura de Itabuna, que sem convocar a classe, usa do poder para derrubar espaços culturais e arquitetônicos a exemplo do Divina Providência, e agora do Auditório Zelia Lessa.
Vista-se de preto e leve uma vela para junto com a classe artística de Itabuna se indignar com esta ação arbitrária da prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário