quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aprovado projeto que combate bullying nas escolas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Observar como as crianças e adolescentes são tratados pelos colegas dentro das escolas é importante para combater à violência e também melhorar o relacionamento entre os alunos, tornando o ambiente escolar um lugar seguro e aconchegante. E foi pensando dessa forma que a Comissão de Educação do Senado aprovou na terça-feira (14) um projeto que obriga as escolas a prevenirem e combaterem o bullying.
Como tem caráter terminativo, o projeto segue direto para a Câmara, salvo se for feito um recurso de pelo menos 10% dos senadores para votação em plenário. A proposta é incluir na Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) entre as obrigações dos estabelecimentos de ensino "promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão recorrentes entre os integrantes da comunidade escolar, conhecidas como bullying".

Gim Argello (PTB-DF) foi o autor do projeto. Ele destaca que a intenção é evitar que as crianças sejam vítimas desse tipo de ação. "Os efeitos do bullying são deletérios, causando enorme sofrimento às vítimas. Isso é ainda mais grave quando se trata de bullying nas escolas, por afetar indivíduos (...) cuja personalidade e sociabilidade estão em desenvolvimento".

O objetivo da proposta, segundo o relator Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é envolver diretamente as escolas na discussão, para que o tema não seja tratado apenas como um problema entre o autor e a vítima.
Apesar de o projeto sugerir medidas como capacitação dos profissionais da educação, interação com os pais, articulação com responsáveis pela segurança pública e conscientização dos alunos, cabe a cada escola definir de que forma vai abordar o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário